domingo, 12 de dezembro de 2010

OTAVALENHOS, CIDADÃOS DO MUNDO


HOTEL OTAVALO

  Pedro Port

Por favor señora
huevos a la paila y una buena chicha
para calentar mis pensamientos
vengo de las frias lejanias del viento haragano
mañana temprano voy a Tulcán y de ahi voy a Pasto
busco unas chaquiras, una yema perfecta
una lisa piel de negrones luminosos
para regalar mi amor que además me espera allá en Ambato


De um lado do vale onde se localiza a cidade de Otavalo, a 100 quilômetros ao norte de Quito, está o vulcão Cotacachi, com seu pico em forma de cunha quase sempre coberto de neve. Do outro, o Imbabura, em cujo cume redondo os pagés da tribo costumam fazer seus rituais, desde muitos antes dos incas e depois os espanhóis terem tentado – sem sucesso – dominá-los. Talvez esteja nesses diálogos com os deuses a explicação para esta tribo ter preservado, século após século, a sua identidade étnica e cultural.

Excelentes artesãos, músicos e comerciantes, os otavalos aprimoram, há mais de 400 anos, as técnicas de tratamento, tingimento e tecelagem da lã e outros tecidos. Um bom poncho de lã tingido e tecido pelos otavalos atravessa gerações sem desbotar ou esgarçar. Graças à produção e venda de roupas, tecidos e objetos belos e originais feitos à mão, em teares e mais recentemente com máquinas industriais, a pequena Otavalo se transformou num centro turístico internacional. O mercado dos ponchos está em todos os roteiros para visitantes do país.

É fácil identificar um índio otavalo – ou otavalenho - típico. Os homens nunca cortam os cabelos, e puxam para trás numa única trança. Usam calças de algodão cru que vão até o meio das canelas e quando está frio não tiram os seus ponchos azuis. As mulheres usam colares, brincos e braceletes vistosos, roupas coloridas e chamam a atenção pela beleza de seus rostos de pele morena e forma esguia.

O otavalos não ficam apenas em sua cidade esperando pelos turistas ávidos por uma lembrança. Viajantes incansáveis, podem ser encontrados na praça General Osório, no Rio, ou da praça da República, em São Paulo. Estão também em Madri, Paris, Tóquio ou qualquer outra grande cidade do mundo onde haja feiras de artesanato. São cidadãos do mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário